Antigamente, quando abríamos uma loja, nos deparávamos com a dificuldade de nos tornarmos conhecidos no mercado. Os meios de comunicação como jornal, TV e revista eram (e ainda são) muito caros. Hoje em dia temos à nossa disposição um leque de opções de mídias sociais que nos ajudam a impulsionar nosso negócio e divulgar mais rápido nossos produtos ou serviços de uma forma prática e bem mais barata.
A primeira coisa a fazer é se planejar! Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira poderá focar no produto, na terça-feira falar sobre comportamento, na quarta-feira contar uma curiosidade da produção, na quinta-feira trazer uma dica de uso etc. Depois, faça o planejamento mensal. Monte lindas peças, bata fotos de boa qualidade e escolha as redes sociais que mais se identificam com o seu produto.
Vou mostrar uma visão geral das principais redes sociais, para que você saiba como dar o primeiro passo para as suas divulgações:
- Youtube
- Blog
- Elo7
- WHATSAPP:
Um dos meios de comunicação mais eficazes que existe. Mas para que ele funcione perfeitamente você precisa fazer uma lista de transmissão com todas as pessoas que você deseja enviar sua propaganda. Porém, sua propaganda tem que ser sucinta, evite textos longos e se for usar imagens, use imagens atrativas.
Não seja inconveniente. Não envie mensagens todos os dias, pois as pessoas podem acabar lhe bloqueando. O ideal é enviar uma vez por semana.
- FACEBOOK:
Este é o meio de comunicação mais utilizado entre as pessoas que querem divulgar o seu produto, pois ele lhe dá uma série de possibilidades para você impulsionar o seu negócio. Ao contrário do Whatsapp, no Facebook você tem que postar todo dia algo interessante para adquirir credibilidade e novos seguidores.
Crie uma página, independente do seu perfil. Divulgue suas peças, dê dicas, conselhos, ensine algo, coloque conteúdos ricos para seu público. Existe uma ferramenta no facebook que, se você puder pagar, você poderá ser mais visto pelo seu público. Você pode escolher onde quer aparecer, para quem, a data de início e fim e o valor que deseja investir. Esta forma de publicidade é muito usada hoje em dia. Mas, para que sua estratégia de promoção alcance bons resultados, é preciso fazer publicações frequentes, interagindo com o público e respondendo qualquer dúvida que possa surgir.
Esta rede social é uma das mais recentes, porém é a que mais vem crescendo ultimamente. Muitas pessoas não dão o devido valor à Ela, mas essa rede está se tornando uma poderosa ferramenta de marketing. Ela é usada somente para postar fotos. Você já ouviu dizer que uma imagem vale mais que mil palavras? Então...No Instagram isso funciona perfeitamente, mas não publique qualquer imagem, tem que ser A imagem! Uma imagem que fale por si só, que chame a atenção do seu público, para que ele se interesse pelo seu produto. Esta ferramenta também permite que você escolha um orçamento (qualquer valor) para impulsionar sua publicação e ganhar mais curtidas.
- YOUTUBE:
Hoje em dia vídeo é tudo! As pessoas adoram vídeos. Os vídeos têm um grande impacto sobre os usuários e podem se tornar virais facilmente. Crie uma conta no Youtube, Faça vídeos interessantes, ensinando algo ou dê dicas sobre o que você faz.
Pratique a transmídia, ou seja, ao publicar em uma rede social, compartilhe o mesmo post nas outras.
- BLOG:
Um blog pode ser uma excelente ferramenta para manter o diálogo com seus clientes e fidelizá-los. Para que isso aconteça, é muito importante criar um conteúdo interessante para o seu público e alinhar com seu nicho de negócios. Nele você vai poder colocar tudo o que você já coloca no Facebook, no Instagram e no Youtube, e ainda descrever detalhadamente como se fosse um diário. Esta ferramenta tem que ser atualizada toda semana. Poste pelo menos 3x na semana.
- ELO7:
O Elo7 é um site de venda de produtos voltado para o público que trabalha com artesanato, lembrancinhas, moda, customização de peças, decoração, entre outros. Como todos os outros, você precisa se cadastrar para criar uma conta e começar a vender. Não tem muito mistério, é só ir seguindo os passos que eles pedem.
Você pode criar uma loja, sem custos, você só paga uma taxa de 12% sobre os produtos vendidos. Eles disponibilizam dicas e conteúdos importantes para quem quer desenvolver um negócio criativo. Promovem também palestras, encontros, eventos e oficinas e ainda lhe ajudam a divulgar o seu produto. Eles têm um blog muito legal que dá várias dicas de como melhorar a sua loja, aparência, como colocar preço, como escolher uma boa foto, etc.
Essas são algumas dicas de mídias sociais que eu escolhi para você, porém existem muitas outras, e se você conhecer outras e achar que tem tudo a ver com o seu trabalho, não há nenhum problema em colocar. Divulgação nunca é demais.
Um abraço,
Regiane Santos
Visite nosso site: www.kukuka.com.br